top of page
  • Foto do escritorCasamento Ecumênico

O que é cerimônia das areias?

Atualizado: 25 de abr. de 2022

A cerimônia das areias expressa a união de duas pessoas ou duas famílias em uma nova família. É uma ideia muito simples que pode ser incrivelmente poderosa. Às vezes só o casal participa, às vezes os filhos, padrinhos, madrinhas, pais do casal se juntam com sua areia colorida, acrescentando camadas de cores e expressando a harmonia de toda a família.



O que é uma cerimônia de casamento da areia? Cerimônia das areias é um tipo de cerimônia de união. Normalmente, cada pessoa tem areia de uma cor diferente e se revezam para despejá-la em um recipiente transparente, formando um efeito em camadas. A cerimônia das areias é baseada na cerimônia da vela onde a noiva e o noivo acendem uma vela central em suas chamas. No entanto, nesta cerimônia a chama eventualmente se extinguirá. A vantagem da cerimônia na areia é que há uma lembrança duradoura para mostrar em sua casa. A areia também é uma escolha melhor para um casamento ao ar livre, já que o vento é muito preocupante ao apagar a chama de uma vela.




Razões para fazer a cerimônia das areias Existem muitas razões pelas quais os casais decidem fazer a cerimônia das areias. Um dos mais comuns é porque seus padrinhos, madrinhas e pais geralmente não fazem nada durante a cerimônia e muitas vezes nem são mencionados pelo celebrante; Normalmente, os casamentos são uma ocasião em que as famílias se reúnem e participam. Mas você já viu algum padrinho sair do lugar? Eles não fazem nada, só ficam lá parados. Outra possível razão é que os casais estão cansados das cerimônias tradicionais, onde o celebrante fala sem parar e acaba cansando os convidados. Durante a cerimônia das areias não há falatório, se toca uma música de fundo e vocês e seus padrinhos só sentem Mas a principal razão para os casais fazerem cerimônia das areias é prender a atenção dos convidados. Cerimônias tradicionais são chatas, demoradas e cansativas, e cá entre nós, os convidados nunca vão para um casamento para assistir cerimônia, na verdade eles querem se divertir na festa. Mas porque sua cerimônia não pode ser tão legal quanto a festa? Quando fazemos algo diferente durante a cerimônia seus convidados ficam curiosos e encantados porque a cerimônia saiu do padrão então eles prestam muito mais atenção e saem falando super bem do casamento.



Como funciona a cerimônia das areias? Primeiro, o celebrante diz algumas palavras sobre a cerimônia e seu significado. Em seguida, ele entrega a cada casal de padrinho e madrinha um vaso de areia colorida. O primeiro casal começa despejando a areia no vaso central. Em seguida, o segundo casal derrama sua areia no vaso central, formando uma segunda camada. E por assim segue com todos os casais de padrinhos e madrinhas, e seus pais. Por último são os noivos. Se outros membros da família estiverem participando, cada um deles despeja sua areia no vaso central. Se for apenas o casal participando, eles normalmente jogam as areias juntos (ao mesmo tempo) mesclando todo o vaso formando um mix de cores.



O que você precisa para fazer uma cerimônia das areias Uma cor de areia para os padrinhos e madrinhas do lado noiva, e outra cor para o lado noivo. A quantidade necessária depende do tamanho do vaso que você está tentando encher. Nós trabalhamos com vasos de 3 quilos sendo 1 quilo dividido entre todos os padrinhos e madrinhas lado noiva, 1 quilo para o lado noivo, meio quilo para a noiva e meio quilo para o noivo. Um vaso pequeno para cada casal e um vaso central que receberá todas as areias. Bolas de algodão e fita adesiva transparente. Você vai querer transportar o vaso após o casamento. A maneira mais fácil é preencher qualquer espaço com bolas de algodão e, em seguida, prender a parte superior com fita adesiva. Se você estiver viajando para longe, também pode usar plástico-bolha para proteger as peças de vidro. Você encontra areia colorida na nossa lojinha. Nós também temos kits completos que incluem tudo o que você precisa.



O que você faz com o vaso depois da cerimônia? A lembrança da cerimônia da areia é um pote de areia! Muitos casais optam por exibi-lo em algum lugar especial em sua casa. Mas há casais que vão além e montam um verdadeiro altar em casa com o vaso de areia central e fotos de todos os participantes impressas em quadros e porta retratos.


Significado das cores das areias:


O vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor e o desejo. A cor vermelha ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança. O vermelho significa ainda força, virilidade, masculinidade e dinamismo.


O vinho é a cor do amor, da sensualidade, da compaixão e da coragem para mudar o que lhe incomoda. Também é a cor da elegância, requinte e liderança.


O laranja é uma cor ativa que significa movimento e espontaneidade. O laranja é a cor do sucesso, da agilidade mental tire a(vírgula ) e da prosperidade. Laranja simboliza encorajamento, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade. É cor das pessoas que creem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade e entusiasmo.


O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração (tire vírgula) e otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria. O amarelo também transmite calor, ilumina e descontrai. O amarelo simboliza criatividade, ideias, conhecimento e juventude


O verde é uma cor calmante, que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Místicos acreditam que facilita a comunicação com as plantas e os devas da natureza. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. Verde traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança.


O azul é a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. Produz tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Simboliza devoção, fé, aspirações elevadas, sinceridade, confiança e tranquilidade.


O roxo significa espiritualidade e intuição, portanto, uma cor metafísica. É a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor roxa é, segundo místicos, excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. Simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. O roxo representa o mistério, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual.


A cor rosa é a cor da beleza, do romantismo, do amor terno e carinhoso. O rosa significa romance, sensualidade e beleza feminina. Rosa se relaciona também com o símbolo do coração. Expressa empatia e o companheirismo. Transmite fragilidade e delicadeza, sugerindo feminilidade e afeição.


O branco transmite paz, calma, pureza e sinceridade. O branco revela inocência e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Equilibra a aura e facilita o contato com os guias espirituais, promovendo o equilíbrio interior, a sensação de proteção. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, associando-se com eficiência com qualquer cor.


A cor prata é uma cor associada a tudo que é moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação. O prateado atribui valores relacionados ao metal, como brilho, solidez e valor. Transmite estabilidade, sucesso, qualidade e distinção, principalmente quando associado ao preto.


O preto transmite introspecção, favorece a autoanálise e significa também dignidade. Uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Preto é a cor do poder, da sobriedade, da hombridade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância. Cor das pessoas que buscam proteção, quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância.


O marrom é a cor da terra, significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, à estabilidade, à resistência e simplicidade. O marrom representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Conecta a pessoa à natureza e à terra. Marrom emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez. É a cor do outono, do recolhimento, portanto, estamos acostumados a associá-lo ao conforto que buscamos frente ao frio.



____________________________________________________________________

🏺 Nós fazemos cerimônia das areias desde 2008

📱 (11) 9 5792-0297 WhatsApp


505 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page