top of page
  • Foto do escritorCasamento Ecumênico

Guia para escrever seus próprios votos de casamento

Se você está planejando um casamento, pode estar se perguntando como escrever votos de casamento que realmente reflitam seus sentimentos um pelo outro. Escrever seus próprios votos pode ser uma maneira emocionante e significativa de expressar seus votos de amor e comprometimento. Aqui está um guia para ajudá-lo a escrever votos de casamento que sejam verdadeiros para você e seu amor.


  1. Comece com uma lista de qualidades que você ama no seu parceiro. Considere os traços de personalidade, os hobbies e interesses, as ações que ele ou ela realiza que fazem você se sentir amado e cuidado.

  2. Pense em seus momentos mais memoráveis juntos. Pode ser o primeiro encontro, uma viagem ou um momento difícil que vocês superaram juntos. Lembre-se de como se sentiu naqueles momentos e como seu parceiro o ajudou ou foi importante.

  3. Escreva suas promessas de casamento. Pense em como você quer que seu casamento seja e as promessas que você pode fazer para ajudar a torná-lo uma realidade. Certifique-se de ser específico e inclua compromissos tangíveis que você possa cumprir.

  4. Considere a adição de uma citação ou trecho de música que tenha significado para vocês dois. Pode ser um verso de uma música que vocês dois amam ou uma citação de um filme que vocês assistiram juntos.

  5. Escreva um rascunho inicial e não se preocupe em ser perfeito. A primeira versão pode não ser a melhor, mas é importante começar em algum lugar e depois trabalhar a partir daí. Leia em voz alta e faça edições conforme necessário.

  6. Pratique seus votos em voz alta. Isso ajudará você a se sentir mais confortável no dia do casamento e garantirá que seus votos tenham o tom e o ritmo certos.

  7. Finalmente, lembre-se de que seus votos são uma expressão do seu amor e comprometimento um pelo outro. Não há certo ou errado quando se trata de escrever votos de casamento, desde que eles sejam verdadeiros para você e sua parceira ou parceiro.

Dicas adicionais


Aqui estão as principais dicas de nossos especialistas para escrever - e fazer - seus próprios votos de casamento.


  1. Não deixe para a última hora. Planeje escrever seus votos três semanas antes do seu casamento. Confie em nós: você ficará grato pelo ensaio quando os nervos do dia do casamento aparecerem.

  2. Faça uma lista de todos os seus pensamentos. Anote todas as coisas que lhe vêm à mente sobre seu cônjuge ou casamento. Revisite essas notas depois e destaque seus itens favoritos para serem os pontos de partida para seus votos.

  3. Escreva até três rascunhos. Tire alguns dias, até uma semana, para dar espaço para você e seus votos. Volte e releia-os até três vezes, mas tente parar por aí. Continuamente reescrever tem seus próprios desafios.

  4. Não tente incluir tudo. É compreensível querer colocar tudo o que você está sentindo em seus votos, mas na realidade, você não pode incluir tudo.

  5. Evite palavras como "sempre" e "nunca". Esse tipo de linguagem absoluta é quase impossível de se cumprir. Nem sempre será fácil, portanto, não prometa perfeição.

  6. Abraçe a sentimentalidade. Este não é o momento de se preocupar em ser brega ou piegas. "Se as palavras forem sinceras, então não são piegas", diz Reynolds, M.Div. "Nunca ouvi votos que me fizeram revirar os olhos."

  7. Busque o riso. A capacidade de fazer seu parceiro rir e até gargalhar durante sua cerimônia irá ajudá-lo em seu casamento.

  8. Inspire-se em livros, músicas, filmes e poemas. Se você tem uma linha favorita de um filme ou música que expressa seus sentimentos, use-a como ponto de partida. E não subestime os livros infantis ou a mídia, pois eles muitas vezes têm uma maneira de comunicar emoções profundas e complexas em frases simples.

  9. Indique pausas e entonação. Você vai querer permitir tempo para rir ou chorar sem interromper seu fluxo. Para a melhor compreensão e reações emocionais, vá devagar e concentre-se em pausas e entonação.

  10. Peça a um amigo de confiança para ouvir. Um amigo próximo que seja um grande conselheiro (e um profissional em guardar segredos) é um aliado importante a ter. Eles podem dar críticas construtivas e ajudá-lo a melhorar seus votos para garantir que você realmente transmita aquele significado.

Esperamos que este guia ajude você a escrever votos de casamento significativos e inesquecíveis!


____________________________________________________________________


🖤 Casamento Ecumênico

Padres, pastores, celebrantes espíritas, neutros e ateístas, para casamentos com ou sem efeito civil. Clique no link abaixo para nos chamar no whatsapp


129 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page