top of page
  • Foto do escritorCasamento Ecumênico

Cronograma da cerimônia de casamento

Não sabe como funciona o cronograma da cerimônia de casamento? Tem algumas dúvidas sobre quais ritos incluir e quando? Fique tranquila (o), isso é completamente normal. A boa notícia é que a maioria das cerimônias segue um formato semelhante, portanto, se você já esteve em algumas cerimônias, provavelmente você já tem uma ideia de como será a ordem de como tudo costuma fluir, mas caso ainda não tenha, veja abaixo como tudo isso funciona.



1. Cortejo

É a entrada dos seus pais e padrinhos pelo tapete (chamamos o tapete de nave) e começa com a entrada da mãe do noivo com o noivo, depois mãe da noiva e pai do noivo, padrinhos e madrinhas, floristas, damas e pajens, e termina com a noiva fazendo sua entrada escoltada por seu pai. Toda essa organização é feita por uma assessora de casamentos. Se você ainda não tiver uma veja a lista de assessoras que indicamos clicando aqui.


2. Introdução

Assim que a Noiva chegar ao altar o celebrante dará inicio a cerimônia. É o momento que o celebrante se apresenta, agradece a presença de todos os convidados, e inicia a cerimônia.


3. Preleção sobre Deus e o amor

Neste momento o celebrante dirá o que é Deus e o amor, além de mencionar o que é um casamento. Caso vocês contratem um dos nossos celebrantes, não existe texto pronto neste momento. Nós trabalhamos com textos personalizados então o celebrante irá dizer o que é Deus, amor do ponto de vista de vocês.


4. História do casal

Quando você contrata um celebrante de casamentos geralmente ele irá personaliuzar ainda mais o texto da sua cerimônia com um trecho da história de vocês. Nós do Casamento Ecumênico faremos muitas perguntas no questionário de personalização da cerimônia para que o texto seja exatamente do jeitinho que vocês desejam.


5. Cerimônias diferenciadas

Geralmente neste momento o celebrante realiza cerimônia das areias, ou quartzo rosa, ou qualquer outro ritual que vocês desejem. Quer saber mais como funciona? Clique aqui.


6. Momento das alianças

Neste momento será feita a ntrada das alianças com pajem ou daminha 7. Troca de votos Vocês dois se revezarão na recitação de seus votos. Esta é muitas vezes a parte emocional da cerimônia, especialmente se você escrever seus próprios votos.

Você pode optar por escrever seus próprios votos , fazer uma cerimônia diferenciada como a da Rosa ou a da Água.


8. Troca de anel

Depois de recitarem seus votos, vocês colocarão os anéis nos dedos um do outro. Agora chega o momento de concretizarem tudo aquilo que vivem e viverão o resto da vida de vocês. Nesse momento que colocarão as alianças um no dedo do outro não se esqueçam, é no dedo anelar da mão esquerda!


9. Assinatura do efeito civil


Caso tenham contratado o serviço de Efeito Civil, somente por formalização do momento, o celebrante anuncia o efeito civil e pedirá para que 2 testemunhas e vocês assinem o documento Termo de casamento religioso com efeito civil. Caso você tenha nos contratado, antes de iniciar a cerimônia já pedimos para que as testemunhas deixem o documento preenchido legivelmente com todas as informações necessárias para que durante a cerimônia seja um momento rápido.


10. Mais cerimônias diferenciadas

Estamos nos aproximando do final da cerimônia e temos a oportunidade de surpreender mais ainda seus convidados transmitindo uma última mensagem simbólica com uma das opções das Cerimônias diferenciadas. Quartzo rosa, Medalhão, Taças.


11. Considerações finais, Bênção e beijo


Se sua cerimônia for religiosa, este é o momento adequado para uma oração final. Normalmente, as orações de encerramento são as mesmas que as bênçãos finais após cada cerimônia religiosa e o celebrante pode pedir para seus convidados levantarem as mãos para se juntar à bênção Se não for religioso, o celebrante pode dizer palavras de encorajamento ao casal, abençoá-los em sua união ou ler uma oração ou poema que vocês tenham escolhido em voz alta. Orações típicas envolvem pedir prosperidade, fidelidade e um forte vínculo espiritual e emocional.


____________________________________________________________________


📢 Tem dúvidas?

📱 (11) 9 5792-0297 WhatsApp

📧 comercial@casamentoecumenico.com.br


229 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page